5. Diversos

AQUI, VOCÊ ENCONTRARÁ DIVERSOS ARTIGOS COMO PONTO DE VISTA E DICAS DE PORTUGUÊS


1. Ponto de Vista: O transporte público nosso de cada dia



(por Raquel Lisboa)

 Satirizando...



    O transporte público é um dos recursos que mais funciona em nosso país. É através dele que conhecemos pessoas diferentes, fazemos amizades...
 Somente quem utiliza ônibus, trens e metrôs sentem muita adrenalina, porque é uma grande aventura  trabalhar todos os dias. Primeiramente, porque ao andar no transporte público, o passageiro corre o risco de passar de seu ponto/estação e não descer. 

         De todos os transportes públicos o melhor é o metrô, pois além de correr o risco de não descer na estação desejada, o passageiro poderá ser lançado do vagão a qualquer momento, ao ser empurrado pelos outros.  O colaborador nunca sabe se chegará ou não no trabalho a tempo de bater o ponto, ou até mesmo se chegará... Leia mais...

2. Ponto de Vista: Filhos órfãos de pais vivos - A Babá Eletrônica

(por Raquel Lisboa)

   Atualmente as crianças ocupam o seu tempo com videogames e internet.
Já não sentem o sabor de brincar de bonecas, bolas, pique-esconde, pular amarelinha, corda, etc. Essas brincadeiras são coisas do passado.
     Com a modernização a infância é furtada aos poucos. Meninas com treze anos, muitas vezes trazem um filho no ventre, a paternidade também acontece precocemente acompanhada de brigas e discórdia entre familiares.
          A culpa é de quem? Da internet?
Não. A internet traz muitos benefícios para a sociedade e serve para descomplicar a vida das pessoas. O erro está em sua utilização desenfreada, Leia mais...

3. Ponto de Vista: O nó do Afeto
(por Sirley Pinho)



    Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia lhes também, que fizessem presentes o máximo de tempo possível. 
    Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar a entender as crianças. Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana.
  Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando ele voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.
            Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa. Leia mais...




4. Ponto de Vista: A leitura nossa de cada dia

(por Raquel Lisboa)           


       É um fiasco. Isso mesmo.   Nas escolas os alunos são obrigados a ler livros maravilhosos, porém complexos demais, como os de Machado de Assis, Aluízio Azevedo, etc. E eles são lidos porque são exigíveis para o vestibular.
       Depois, acaba-se o Ensino Médio e juntamente com ele o bom hábito da leitura. Logo, teremos pessoas sem opiniões formadas e pouco críticas.
Infelizmente as pessoas ocupam muito tempo ligadas a internet, presas unicamente nas redes sociais. Elas leem e escrevem mensagens o tempo inteiro, isso é importante para manter-se informado, mas de que adianta a informação sem o conhecimento?
          Daí nos perguntamos: Aonde está o erro? Leia mais...



1. Curiosidades: Ditados Populares

(autor não informado)

Muitas vezes utilizamos alguns ditados populares em nosso dia a dia, mas desconhecemos sua origem. 


Quer saber como tudo começou?? Então divirta-se...


ERRO CRASSO – Licínio Crasso foi membro do primeiro triunvirato romano, juntamente com Pompeu e Júlio César. Era um político medíocre, ambicioso e interesseiro. Tomou a ofensiva na Síria contra os Partos, mas foi derrotado por um erro grosseiro de estratégia militar, que lhe custou a vida. Confiante na superioridade numérica de seu exército, e disposto a estraçalhar logo o inimigo, decidiu ganhar tempo cortando caminho por um vale estreito. Os sírios então fecharam as duas únicas saídas e o exército romano foi massacrado, incluindo ele próprio. Foi a decisão mais estúpida da história militar. Daí o significado da expressão. Leia mais...


2. Curiosidade: Você sabe o que é Intertextualidade?

A grosso modo, Intertextualidade é a criação de um texto a partir de outro já existente.



Exemplo: 



I aos Coríntios cap. 13




"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade*, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria. Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja! Participe! Dê a sua opinião! Seu comentário é muito importante!