sábado, 2 de novembro de 2013

6. Dicas para novos Autores: CUIDADO COM ALGUMAS EDITORAS sob demanda

 (por Raquel Lisboa)

Mostrar o primeiro livro ao mundo é o sonho de qualquer escritor. Hoje, dispomos de certas tecnologias e  sabemos que as facilidades do mercado editorial são imensas, pois existem editoras sob demanda que possibilitam a publicação de uma obra de forma independente. Dessa forma, o autor não precisa aguardar resposta de grandes editoras que muitas vezes reprovam determinados trabalhos, sem ao menos ler os originais enviados. 

Nos artigos 4 e 5 falamos um pouco sobre duas editoras sob demanda: Clube de Autores e Bookess e até fizemos um confronto entre ambas. Devo retificar, porém, que o Clube de Autores, Bookess, Livrorama e Perse, por exemplo, NÃO SÃO EDITORAS e sim EMPRESAS (GRÁFICAS) que aproveitaram-se da procura de novos autores e encontraram nisso um nicho de mercado.

Nenhuma delas faz serviço de diagramação e correção ortográfica, ficando esse serviço por conta do autor e se fizerem, cobram um valor adicional pelo serviço.
Eu particularmente aprecio as duas, MAS JAMAIS me atreveria a contratar um serviço de revisão gramatical com elas.

Primeiramente, porque REVISÃO ORTOGRÁFICA E GRAMATICAL tem que ser realizada por um PROFISSIONAL de preferência CONHECIDO ou que TENHA BOAS REFERÊNCIAS. Essas editoras trabalham com freelancers  e é bem provável que o livro retorne às mãos do escritor com mais erros.

EDITORAS CONVENCIONAIS são empresas  que possuem um selo editorial, reconhecidas no mercado e que se encarregam do trabalho do autor desde a revisão, diagramação e capa, até a distribuição das obras em livrarias físicas ou virtuais, sem cobrar NADA  por isso.

Elas só NÃO INVESTEM  muito em marketing para novos autores, ou seja, se você conseguir publicar um livro por uma grande editora, não pense que seu trabalho terminou. O processo de divulgação é tão árduo quanto o de escrever um livro ( se não for pior), e a editora JAMAIS investirá em VOCÊ (que é um autor desconhecido), por medo de não alcançar as vendas esperadas. É muito melhor para as editoras tradicionais traduzirem e investirem em obras de autores consagrados do exterior, visto que suas chances de vendas serão maiores.
Então... O que é Editora sob demanda?

EDITORAS SOB DEMANDA, são empresas que também tem selo editorial, muitas são reconhecidas no mercado e fazem desde a revisão até a distribuição do livro em livrarias físicas e virtuais, só que COBRAM POR ISSO. O autor deve assumir a compra de uma quantidade mínima de exemplares e TAMBÉM arcar com a divulgação da sua obra.
É sobre essas editoras que vamos falar...

Você escreve um livro e procura desesperadamente uma editora que o publique. Devido a muitos NÃOS, você opta em PAGAR para que a sua OBRA SEJA PUBLICADA, para que DEPOIS o venda de forma independente.   

Com a concorrência nesse novo nicho de mercado,  algumas editoras sob demanda fazem mil e uma promessas para o novo escritor: CUIDADO.
Confira o que aconteceu com uma autora que impulsionada pela "propaganda enganosa" da "editora" teve seu trabalho completamente "arruinado".

Clique aqui para conferir o drama de uma escritora.  A única coisa que ela queria era publicar seu livro numa editora de qualidade para divulgá-lo ao mundo.

Clique aqui para conferir o drama de outra escritora que foi humilhada e forçada a tirar os seus livros do stand da própria editora da qual ela contratou os serviços, na Bienal do livro de 2012. 


Confira mais um escândalo:






VAMOS COMPARTILHAR E LEMBRE-SE: MUITO CUIDADO. NÃO DEIXE QUE EDITORAS DESSE NÍVEL TRANSFORME SEU SONHO EM UM TERRÍVEL PESADELO.

Para ler mais dicas para novos autores, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja! Participe! Dê a sua opinião! Seu comentário é muito importante!