sábado, 29 de novembro de 2014

8. Resenha do livro: A terceira moça - Agatha Christie - Poirot

Resenha do livro:  A terceira moça
(por Raquel Lisboa)
Autor: Agatha Cristie
Editora: L&PM

5/5 Estrelas

Norma é uma garota problemática que na infância tinha adoração pelo pai. Em suas memórias, recordava-se vagamente dos momentos que viveram juntos, quando era ainda, uma criança. Todavia, uma mulher chamada Louise, roubara o coração do seu amado pai e juntos fugiram para outro país. Apesar de nunca deixar faltar-lhe nada, no quesito financeiro, pois eram ricos, Norma sentia falta do afeto paterno, visto que sua mãe tornara-se uma mulher fria e amargurada. Quinze anos se passaram, sua mãe já era falecida, e o pai Andrew retorna para casa, casado  com  outra mulher, pois Louise fora apenas uma paixão momentânea.  

Norma encontra em sua gaveta um vidrinho de erva daninha e tudo indica que tentara matar a madrasta envenenada. Porém, ela não se recorda de nada, mas todas as evidências apontam para ela.
Um assassinato ocorre em seu prédio e mais uma vez, Norma tem fortes ligações com o caso, mas não se lembra... Tudo indica que a moça  tem problemas mentais, mas ninguém sabe ao certo. E foi em um dia de muito desespero e amargura que a jovem procura Poirot, dizendo: “ Acho que cometi um assassinato”.  Assustada com o que acabara de dizer, a garota foge, abandonando os serviços do detetive. 


O que Norma não imaginava é que as células cinzentas de Poirot começaram a funcionar a partir daquele momento, e com a ajuda da Sra. Oliver, o detetive inicia sua investigação para descobrir se de fato a garota é assassina ou inocente, louca ou dissimulada com, praticamente, nenhuma pista. Começa uma corrida contra o tempo para evitar outro possível assassinato e, mais uma vez, como todas as tramas da rainha do crime, o caso é solucionado de uma maneira gloriosa. Sim, gloriosa. Numa época em que não há as tecnologias atuais, Christie mostra que uma pessoa gananciosa e inteligente consegue enganar a polícia, mas que se tiver a infelicidade de deparar-se com outrem tão inteligente quanto, a história muda de final... O caçador torna-se a caça e mais uma vez, temos a ratificação de que a mentira tem pernas muito curtas...
Indicado para quem gosta de suspense e romances policiais.

Quer aventurar-se? Disponho do livro para trocas... Caso tenha interesse, preencha o formulário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja! Participe! Dê a sua opinião! Seu comentário é muito importante!